quinta-feira, 10 de abril de 2008

[IHM] - INTERFACE AMIGÁVEL

Com o desenvolvimento dos sistemas baseados em interfaces visuais, como o Windows, fica cada vez mais importante uma aparência agradável e a facilidade de se lidar com as telas e comandos do sistema. A essas qualidades chamamos de interface amigável e fazem parte do estudo da Interface Homem-Máquina. Uma interface neste padrão, deve fazer com que o usuário se sinta bem ao mexer com o sistema e o sistema transmita a ele uma sensação de que é facil de ser operado. Deve ter comandos intuitivos e visual caprichado. Uma interface amigável é um ponto decisivo no sucesso de um produto. Muitas vezes é o responsável pelo sucesso do produto. O que você prefere, Netscape ou Explorer? Windows ou Linux? Para responder a esta pergunta certamente você levará em consideração a interface dos dois sistemas. Isso, muitas vezes, é mais importante que o próprio desempenho do sistema.

A interface é extremamente simples e intuitiva, muito familiar aos usuários de outros aplicativos Windows ®.- As ferramentas agrupam-se em barras destacáveis, que podem ser ou não visualizadas.- A ferramenta de Zoom permite visualizar toda uma localidade ou mesmo uma única rua. A apresentação (renderização) do mapa é extremamente rápida.- As opções de menu mais utilizadas podem ser acessadas por speed buttons ou menus em cortina.- Vários recursos podem ser utilizados a partir de combinações de teclas ou atalhos. - A barra de status (linha inferior da tela) informa a latitude e longitude do ponto sobre o qual o ponteiro do mouse está posicionado. Na barra de status pode-se também visualizar o nome do logradouro sobre o qual está o mouse (opcionalmente exibido como hint sobre a janela principal).

Uma interface amigável é fundamental para se incentivar o uso de um software. Quando se trata de software numérico essa necessidade é acentuada, já que a manipulação com números é áspera para maioria dos alunos.Com essa preocupação lançou-se mão de uma ferramenta disponível no ambiente X-Windows, o GUIDE, procurando-se construir uma interface que auxiliasse o aluno a especificar o problema de uma forma cômoda, facilitando a utilização do sistema.

http://softmakers.com.br/interfaceamiga.htm
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058/Caracteristicas.html
http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/CONG_1996/CONGRESSO_HTML/80/ANAFU.HTML

Nenhum comentário: