quinta-feira, 28 de agosto de 2008

[IHM] ATIVIDADE 28/08/2008

Faça um resumo sobre as fases da Engenharia da Usabilidade, comentando um pouco sobre cada uma das 4 fases. Não esqueça de comentar sobre métodos e princípios usados nas etapas.
Boa atividade!O processo de design para usabilidade possui 4 fases:

-Pré-design

Está fase é tem por objetivo a busca de informação e conceituação sobre o usuário e seu contexto de trabalho e sobre sistemas relacionados, padrões de interface, guidelines, ferramentas de desenvolvimento, etc.
Os metodos correspondem em visitas ao local de trabalho do usuário para conhecer a organização do trabalho, observação do usuário em seu trabalho, gravação em fita, do usuário trabalhando, análise de tarefa, design participativo, think aloud do usuário, etc.

-Design inicial

Os objetivos desta fase é a especificação inicial da interface, concretizar em um protótipo o design que segue de princípios de usabilidade e verificar empiricamente o design com usuários reais, para assegurar ter atingido as metas.
Os métodos participativos, uma vez que, embora os usuários não sejam designers, são muito bons em reagir a design que não os agrada ou não funciona na prática. É recomendado, ainda, o uso de guidelines gerais – aplicáveis a qualquer interface, guidelines de categoria específica aplicáveis à classe de sistema sendo desenvolvido e guidelines específicas para oproduto. Um exemplo de guideline geral para interfaces: “falar a língua do usuário”. Guidelines e Design Participativo serão discutidos separadamente em próximas seções deste capítulo.

-Desenvolvimento iterativo

Está fase é a fase do desenvolvimento iterativo alimentado por feedback de testes até que os objetivos tenham sido alcançados.
Um metodo muito utilizado é a avaliação heurística e tambem um formalismo que pode ser utilizado para esse registro é ogIBIS (graphical Issue-Based Information System). O design rationale, além de manter a memória do processo de design, ajuda a manter a consistência ao longo de diferentes versões do produto.

-Pós-design

Com a instalação do sistema no local de trabalho do usuário e acompanhamento com medidas de reação eaceitação do sistema pelo usuário final.Objetivo: caracteriza-se por conduzir estudos de campo do produto em uso, para obter dados para nova versão e produtos futuros. Esses estudos devem ir além do registro imediato de reclamações buscando avaliar o impacto do produto naqualidade do trabalho do usuário.
Os cinco métodos mais usados foram: visita ao local de trabalho do usuário no pré-design, design iterativo, design participativo, prototipagem (usando ferramentas computacionais) e análise de produtos competidores. Os 6 métodos de maior impacto na usabilidade foram:design iterativo, análise da tarefa do usuário, teste empírico com usuários reais, design participativo, visita ao local de trabalho do usuário e estudo de campo para verificar como o produto é usado depois de sua instalação.

Nenhum comentário: