quinta-feira, 21 de agosto de 2008

[SIN-II] Como foi a aula de 07/08/2008

Atividade para casa: Leia no capítulo 10 do livro-texto como estas tecnologias podem mudar as organizações e faça uma postagem no seu blog.

Redes globais
Divisão internacional de trabalho: as operações de uma empresa não são mais determinadas pelo local; o alcance global das empresas é estendido; os custos de coordenação global caem. Os custos de transação caem.

Redes corporativas
Trabalho colaborativo e de equipe: a organização do trabalho agora pode ser coordenada através das fronteiras divisionais; surge uma orientação para clientes e produtos; força-tarefa amplamente dispersa se transformam em grupo de trabalho dominante. Os custos de administração (custos de operação) caem. Os processos empresariais são mudados.

Computação distribuída
Empowerment: indivíduos e grupos de trabalho agora dispõem de informação e conhecimento para agir. Os processos empresariais são redesenhados e simplificados. Os custos administrativos declinam. A hierarquia e a centralização caem.

Computação portátil
Organizações virtuais: o trabalho não está mais amarrado à localização geográfica. Conhecimento e informação podem ser entregues em qualquer lugar em que sejam necessários, a qualquer momento. O trabalho se torna portátil. Os custos organizacionais caem conforme os bens imobiliários ficam menos essenciais para a empresa.

Interface gráfica com o usuário
Acessibilidade: qualquer um na organização - até mesmo os executivos seniores - podem acessar a informação e o conhecimento; os fluxos de trabalho podem ser automatizados, com contribuições de todos aqueles de localizações remotas. Os custos organizacionais caem conforme os fluxos de trabalho se movimentam do papel para a imagem digital, documentos e voz.

Nenhum comentário: