quinta-feira, 14 de agosto de 2008

[IHM] Sobre Engenharia Cognitiva 07-08-2008

Faça uma postagem respondendo perguntas abaixo, combase no capítulo 3 do livro Design e Avaliação deInterfaces Humano-Computador.
1) O que se deve fazer, de acordo com Norman e Draper para se criar uma interface que seja ágil na hora de realizar as tarefas que o sistema dispõe?
R: A interface deve ter um bom design, simples e de facil acesso, com que o usuario possa saber que caminho seguir para chegar ao seu destino.
2) Explique o que são as variáveis físicas.
R: Variaveis fisicas são ações físicas sobre os mecanismos do sistema. Há um estágio de interpretação que relaciona variáveis físicas e psicológicas, assim como funções que relacionam a manipulação das variáveis físicas às mudanças no estado físico dosistema.
3) Porque as vezes, para usuarios novatos ou acostumados com outros sistemas, ha dificuldade em se habituar com um novo sistema?
R: Porque nossa mente tenta associar o psicologico com o fisico, uma meta é criada e tentamos satisfaze-la, quando não temos conhecimento ou estamos acostumados com outra interface isso leva um tempo para nossa mente associar.
4) O que são os golfos de execução e de avaliação?
R: O Golfo da Execução envolve as atividades de formação da intenção, especificaçãoda seqüência de açõesO Golfo da Avaliação requer comparar a interpretação do estado do sistema com as metas e intenções originais.
5) Procure na internet o conceito de Engenharia Cognitiva.
R: É o que acontece quando fazemos nossas atividades diarias, pode ser descrita tambem em termos de tipos de processos especificos tais como:- Atenção- Percepção e reconhecimento- Memoria- Aprendizado- Leitura, fala e audição- Resolução de Problemas Planejamento, raciocinio, tomada de decição

Nenhum comentário: