quinta-feira, 14 de agosto de 2008

[IHM] Leitura com questionário - 14/08/2008

1) O que se entende por manipulação direta?
Sao sistemas que possuíam interfaces gráficas que permitiam operá-los "diretamente" sem operações escondidas, sintaxe ou nomes de comandos para aprender.
2) Do mundo que se "comanda" passou-se para o mundo com o qual se "interage". Explique.
Comandar é toda a programação complexa, comando por comando, interagir é programação feita graficamente unindo a interface como pensamos no problema.
3) O que é WYSWYG?
Interfaces de manipulação direta, WYSWYG (what you see is what you get). É aquilo o que você vê é o que você tem.
4) Como Schneidermann resumiu a ilusão da manipulação direta?
Representação contínua do objeto de interesse;
Ações físicas (cliques, arraste, etc.) em vez de sintaxe complexa;
Operações incrementais reversíveis, cujo impacto no objeto de interesse é imediatamente visível.
5) O que é "linguagem da interface"?
É um "meio" no qual usuário e sistema têm uma conversação sobre um mundo assumido, mas não explicitamente representado.
6) Segundo Hutchins et al(1986) a interface é um mundo onde o usuário age. Tente exemplificar.
A interface apenas responde com a ação do usuario.
7) O que é Distância Semântica?
É a relação entre as intenções do usuário e o significado na linguagem da interface.
8) O que é Distância Articulatória?
É a relação entre a forma física de uma expressão na linguagem de interação e seu significado.
9) Qual a relação da distância semântica com o Modelo da Teoria da Ação?
Com relação ao Modelo da Teoria da Ação, a diretividade semântica pode ser medida no golfo de execução observando-se quanto da estrutura requerida é fornecida pelo sistema e quanto pelo usuário.
10) Explique o termo diretividade articulatória que o texto aborda antes da figura 3.2.
Na linguagem da interface, a diretividade articulatória pode ser aumentada, por exemplo, permitindo-se ao usuário a especificação de uma ação imitando-a, ou permitindo que ele use conhecimento anterior para criar a relação forma-significado. O mouse é um bom exemplo de periférico que provê diretividade articulatória para tarefas representadas espacialmente. A intenção de mover o cursor na tela, e a ação sobre o mouse são movimentos similares.
11) Como designer o que é importante se fazer para se contribuir para o sentimento da diretividade?
Remover a percepção do computador como um intermediário, possibilitando execução e avaliação diretas e manipulação direta dos objetos.
12) Cite 5 aspectos dos benefícios da manipulação direta que você considera mais importantes para a usabilidade de sistemas computacionais.
• Facilidade de aprendizado do sistema. Novatos podem aprender rapidamente a funcionalidade básica;
• Facilidade de memorização.Usuários freqüentes podem reter mais facilmente conceitos operacionais;
• Performance melhorada do experto no domínio da tarefa;
• Redução de mensagens de erro;
• Aumento no controle do usuário.

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